fbpx

Abril Marrom: um alerta para as doenças que podem levar à cegueira

Você sabia que mais da metade das doenças que podem levar à cegueira são tratáveis?

Segundo o Relatório Mundial da Visão, feito pelas Nações Unidas em 2019, cerca de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo convivem com algum tipo de deficiência visual ou cegueira. Destas, pelo menos 1 bilhão poderiam ter evitado ou sanado a doença ocular caso fossem diagnosticadas e tratadas anteriormente.

Pensando nesse cuidado, o Brasil realiza desde 2016 a campanha Abril Marrom: mês de prevenção e combate às diversas espécies de cegueira.

Como surgiu o Abril Marrom?

O idealizador da campanha foi o professor Suel Abujamra, médico pioneiro no diagnóstico e tratamento da retinopatia diabética no Brasil, falecido em 2018. Ele também foi presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV).

O legado de Dr. Abujamra pode ser resumido em uma frase que ele sempre repetia: “mobilizar e conscientizar sobre toda cegueira que poderia ser evitada”. Em 2016, ele lançou a campanha do Abril Marrom primeiro em São Paulo, que logo se espalhou levando conscientização e prevenção para todo o país.

Por que abril e por que marrom?

A escolha do mês de abril se baseou em outra personalidade brasileira: o professor José Álvares de Azevedo. Cego de nascença, José Álvares foi o pioneiro do Sistema Braille no Brasil, em 1850, sendo considerado patrono da educação de cegos no país.

O nascimento do professor, no dia 8 de abril, hoje representa o Dia Nacional do Sistema Braille. Também por esse motivo, o mês de Abril foi escolhido como mês de prevenção e combate à cegueira no Brasil.

Quanto à escolha da cor, é uma homenagem à coloração da íris da maioria dos brasileiros, marrom.

Mas afinal, quais doenças oculares podem levar à cegueira?

Entre as principais doenças estão a catarata, o glaucoma, o ceratocone, a retinopatia diabética e a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI).

É importante atentar que algumas destas, quando não tratadas, levam a um quadro de cegueira irreversível, como o glaucoma. Portanto, a melhor forma de prevenir esse estágio é manter uma rotina de cuidados com a saúde ocular, com a realização de consultas periódicas ao médico oftalmologista.

FONTE: institutoassadrayes

Compartiilhe: